Confira a programação da Semana da Administração 2023
Dia 01
11/09/2023
- 09:00 - 11:00 | Espaço Empreendedor
- 11:00 - 13:00 | Oficina: Explorando o Espectro da Criatividade: A Utilização da IA no Design
- 14:00 - 16:00 | Oficina: A palavra certa na hora certa: usando copywritting e storytelling para conquistar e envolver seu público
- 16:00 - 18:00 | Palestra: Inovação Frugal
- 19:30 - 19:45 | Cerimônia de Abertura da SEMAD 2023
- 19:45 - 21:00 | Painel de Abertura: Perspectivas sobre a Sustentabilidade no Varejo
Inscreva-se nos links abaixo
Espaço Empreendedor
Descritivo: Estudantes da UC de Célula de Negócios apresentam seus trabalhos.
Mediador: Prof. Dr. Ricardo Bueno - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP e graduado em Administração de Empresas pela Faculdade das Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (1998). Atua na área de Empreendedorismo em temas como: Cooperação empresa-universidade, Estratégia Comportamental, Negócios Sociais, Tecnologias Digitais. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São Paulo.
Convidada: Octacília Cabral - Ocktodesign
Mini-currículo: A convidada e debatedora é ampla conhecedora da abordagem do Pitch para negócios com inúmeros cases de sucesso.
Oficina: Explorando o Espectro da Criatividade: A Utilização da IA no Design
Descritivo: Nesta oficina, será abordada a interseção entre design e inteligência artificial (IA) no contexto das redes sociais, discutido o impacto da IA na criação de conteúdo. Posteriormente, os participantes terão a oportunidade de aplicar esses conceitos na elaboração de suas próprias peças de design, proporcionando um entendimento mais profundo sobre o uso criativo da IA em projetos para redes sociais.
Palestrante: Érica Barbosa - Thomson Reuters Brasil
Mini-currículo: formada pela Fatec Barueri (2022), pesquisadora informal de estética afrofuturista, ilustradora digital com foco em arte urbana e representação da diversidade da comunidade negra; designer da empresa Thomson Reuters Brasil, desenvolvendo a comunicação visual de produtos diversos para alguns países da América Latina, onde iniciei os estudos da aplicação de Inteligência Artificial ao Design.
Oficina: A palavra certa na hora certa: usando copywritting e storytelling para conquistar e envolver seu público
Descritivo: Nesta oficina, iremos trazer um momento de construção e discussão sobre como a forma de criar contexto e usar as palavras pode ser importante na criação de narrativas que não só conquistam o público, mas também o mantém interessado. Somado a isso, discutiremos como levar isso para o meio digital em comunicações que gerem engajamento e conversão, principalmente nas redes sociais, um dos principais meios de contato de empresas com seu público.
Palestrante: Lucas Carvalho - Agência Esmerô
Mini-currículo: Formado em Publicidade e Propaganda, pós graduação em UX e ampla vivência em Design Gráfico. Atuou durante 7 anos no setor bancário, dentro da área de marketing, e, durante esse período, desenvolvia identidades visuais e trabalhos gráficos para outras marcas.
Palestrante: Mariana Carvalho - Agência Esmerô
Mini-currículo: Graduada e Mestre em Engenharia Química, com atuação em grandes empresas como liderança de CX e área comercial. Após sair da área acadêmica como mestre e professora, atuou por 5 anos em grandes empresas nas áreas de CX, Inside Sales e Aquisição e Ativação de leads.
Palestra: Inovação Frugal
Descritivo: Por meio da história de vida pretende-se discutir aspectos conceituais e aplicados da inovação frugal ou de tecnologias leves. A debatedora é ampla conhecedora do tema com inúmeros artigos publicados na temática da inovação para a sociedade.
Palestrante: Prof. Dr. Emerson Maccari - UNINOVE
Mini-currículo: Livre Docente em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2015) em Sistema de Avaliação da CAPES e o seu uso pelos programas de pós-graduação. Doutor em Administração pela USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - EUA. Empreendedor serial e docente do PPGA-UNINOVE.
Debatedora: Profa. Dra. Claudia Kniess - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nível 1D - CNPq. Graduada em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Bacharelado em Administração e em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Realizou o curso de aperfeiçoamento em Training on Sustainable Development of Mining no International Institute For Mining Technology, MINITEC - Japão (bolsista JICA). Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001 - bolsista CAPES) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio de doutorando (sanduíche) no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro- Portugal (2005 - bolsista CAPES). Realizou o Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Centro de Combustíveis Nucleares (2011 - IPEN-CCN/USP). Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Gestão da Inovação, Gestão da Tecnologia, Operações e Processos, Valorização de Resíduos Industriais, Engenharia Química, Ciência e Engenharia de Materiais, Cidades Inteligentes e Sustentáveis e Propriedade Industrial (Patentes), interagindo com grupos interdisciplinares e multidisciplinares.
Mediador: Prof. Dr. Ricardo Bueno - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP e graduado em Administração de Empresas pela Faculdade das Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (1998). Atua na área de Empreendedorismo em temas como: Cooperação empresa-universidade, Estratégia Comportamental, Negócios Sociais, Tecnologias Digitais. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São Paulo.
Cerimônia de Abertura da SEMAD 2023
Mesa de Abertura: Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso (Diretor Acadêmico EPPEN-UNIFESP), Representante CRA-SP, Prof. Dr. Durval Lucas Jr. (Chefe do Departamento de Administração) e Profa. Dra. Regina de Camargo Barros (Coordenadora do Curso de Administração)
Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso - Diretor Acadêmico EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000), Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Diretor Acadêmico da Escola Paulista de Políticas, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-Unifesp).
Profa. MSc. Luciana Soares da Silva - Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP
Mini-currículo: Mestre em Administração de Empresas pela FEI/SP na Área de inovação e sustentabilidade. Pós-Graduada na área de Direito Público com ênfase em Gestão Pública pela Faculdade Damásio de Jesus e MBA em Gestão de Franquias FIA-ABF. Graduada em Administração pela UMC – Universidade Mogi da Cruzes. Analista da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT. Docente da FICS- Faculdade Integrada Campos Salles, nos cursos de Administração e Tecnólogos desde 2017.
Prof. Dr. Durval Lucas Jr. - Chefe do Departamento de Administração
Mini-currículo: Doutor em Administração (2015) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Bacharel em Administração (2005) e mestre em Desenvolvimento e Meio-Ambiente (2011) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (GRESI), possuindo experiência nos seguintes temas: uso corporativo de redes sociais, tecnologia e sistemas de informação, gestão de negócios digitais, educação em administração e empreendedorismo.
Profa. Dra. Regina de Camargo Barros - Coordenadora do Curso de Administração
Mini-currículo: Pós-Doutora em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2023); Doutora e Mestra em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP (2017; 2012), Especialista em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ-USP (2020), Bacharela em Marketing pela Universidade Paulista - UNIP (2009) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM (previsão 2022). Atua como professora do Departamento de Administração e coordenadora do curso de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP).
Painel de Abertura: Perspectivas sobre a Sustentabilidade no Varejo
Painel de Abertura: Perspectivas sobre a Sustentabilidade no Varejo
Descritivo: O setor varejista, enquanto responsável pela distribuição da maior parte dos bens comercializados, não pode se manter indiferente à necessidade de defender o futuro do planeta. O consumo sustentável deve ser uma prioridade para os negócios daqui para a frente. Seja por pressões de consumidores, investidores ou do mercado, a sustentabilidade no varejo não é mais uma alternativa, mas uma necessidade. Enquanto esse novo modo de pensar no negócio exige esforços e adaptação, por outro lado, as práticas mais conscientes devem também auxiliar na economia de dinheiro a longo prazo.
Painelista: Ricardo Garcia Costa - Grupo Carrefour
Debatedora: Profa. Dra. Regina de Camargo Barros - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Pós-Doutora em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2023); Doutora e Mestra em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP (2017; 2012), Especialista em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ-USP (2020), Bacharela em Marketing pela Universidade Paulista - UNIP (2009) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM (previsão 2022). Atua como professora do Departamento de Administração e coordenadora do curso de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP).
Mediador: Prof. Dr. Evandro Luiz Lopes - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Livre-Docente em Marketing pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-doutor em Administração (Marketing) pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Atualmente é Professor Titular na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing atuando no PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração e no MPCC - Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor e Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo.
Dia 02
12/09/2023
- 09:00 -10:30 | Oficina: Atendimento e Vendas no Varejo
- 15:00 - 16:30 | Palestra: Os desafios para o varejo socialmente responsável
- 19:00 - 20:30 | Painel: Os caminhos da sustentabilidade
Inscreva-se nos links abaixo
Oficina: Atendimento e Vendas no Varejo
Descritivo:
Esta oficina é para quem tem proatividade, facilidade para negociar, possui boa comunicação, é flexível e tem interesse na área comercial, de vendas e de varejo.
Palestrante: Profa. Dra. Regina de Camargo Barros - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Pós-Doutora em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2023); Doutora e Mestra em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP (2017; 2012), Especialista em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ-USP (2020), Bacharela em Marketing pela Universidade Paulista - UNIP (2009) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM (previsão 2022). Atua como professora do Departamento de Administração e coordenadora do curso de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP).
Palestra: Os desafios para o varejo socialmente responsável
Descritivo: Entre os muitos desafios que se impõem para os varejistas, talvez a sustentabilidade seja uma das questões prioritárias, já que os consumidores mudaram seus hábitos nos últimos anos, e é cada vez maior o número de pessoas que escolhem a marca e/ou o produto pelas ações e estratégias sustentáveis adotadas. Ou seja: ser uma empresa que tem como valor a sustentabilidade não somente agrega valor ao produto, mas acaba se tornando um fator importante na decisão de compra dos clientes.
Palestrante: Prof. MSc. João Paulo Vergueiro - FECAP
Diretor para a América Latina e Caribe do GivingTuesday. Professor e coordenador do Fundo de Bolsas e do Alumni na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. Doutorando em administração, estudando filantropia na FGV-SP. Foi diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos de 2015 a 2023. É conselheiro da Fundação Amor Horizontal, da Kibô-no-Iê, da NHR Brasil e do Conselho Regional de Administração de São Paulo.
Mediador: Prof. Dr. Durval Lucas Jr - EPPEN-UNIFESP
Atual Chefe do Departamento de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP). Doutor em Administração (2015) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Bacharel em Administração (2005) e mestre em Desenvolvimento e Meio-Ambiente (2011) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (GRESI), possuindo experiência nos seguintes temas: uso corporativo de redes sociais, tecnologia e sistemas de informação, gestão de negócios digitais, educação em administração e empreendedorismo.
Painel: Os caminhos da sustentabilidade
Descritivo: É da ação conjunta entre empresas, sociedade, governos e ciência que nossa sociedade de consumo pode buscar novos caminhos, novas formas de produzir e de consumir e principalmente de como nossa sociedade precisa mudar para que possamos ter o equilíbrio necessário para a sobrevivência do planeta, o nosso lar. O conceito de sustentabilidade veio para ficar, não temos como não nos preocuparmos com as questões ambientais e sociais do mundo moderno, e esta pode ser a grande diferença entre um mundo melhor ou não.
Painelista: Felipe Craide - Trasix - Soluções Ambientais (Mercado Livre)
Mini-currículo: Engenheiro de Aquicultura formado pela Universidade Federal de santa Catarina, possui também formação técnica em polímeros. Especialista em gestão de resíduos e sustentabilidade com 15 anos de atuação no mercado. Iniciou a carreira trabalhando com tratamento e reuso de água e efluentes industriais. Atualmente é sócio e CEO da Trasix Soluções Ambientais, empresa especializada em gestão de resíduos e consultorias em ESG.
Painelista: Elisângela Aparecida Correia - Presidente da Coopernatuz
Mini-currículo: Presidente da Coopernatuz
Painelista: Elisangela Bardi - Gestão Ambiental da EPPEN
Mini-currículo: Gestão Ambiental da EPPEN
Mediadora: Profa. Dra. Kumiko Kissimoto - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Possui graduação em engenharia eletrônica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992), doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2015/2011) e pós-doutoranda em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP. Professora Adjunta da Unifesp,no curso de Adminsitração. Foi professora no curso de Engenharia de Produção da FEI e ESEG. Foi professora convidada no curso de MBA em Gestão Empresarial na Unisanta. Professora convidada da Fundação Carlos Alberto Vanzolini nos curso de especialização CEAI e no curso de atualização "Gestão por Processos, Melhoria de Processos". Possui mais de 10 anos de experiência em empresas como SEAL Eletrônica e IBM, sempre atuando na área de TI e soluções de SCM. Possui pesquisas nas áreas de gestão da TI, a TI como viabilizadora das relações colaborativas entre empresas e clientes, indústria 4.0, transformação digital e economia circular.
Mediadora: Profa. Dra. Cláudia Kniess - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nível 1D - CNPq. Graduada em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Bacharelado em Administração e em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Realizou o curso de aperfeiçoamento em Training on Sustainable Development of Mining no International Institute For Mining Technology, MINITEC - Japão (bolsista JICA). Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001 - bolsista CAPES) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio de doutorando (sanduíche) no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro- Portugal (2005 - bolsista CAPES). Realizou o Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Centro de Combustíveis Nucleares (2011 - IPEN-CCN/USP). Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Gestão da Inovação, Gestão da Tecnologia, Operações e Processos, Valorização de Resíduos Industriais, Engenharia Química, Ciência e Engenharia de Materiais, Cidades Inteligentes e Sustentáveis e Propriedade Industrial (Patentes), interagindo com grupos interdisciplinares e multidisciplinares.
Dia 03
13/09/2023
- 09:00 -10:30 | Palestra: Tendências da Logística no Varejo Virtual
- 11:00 - 12:30 | Palestra: Mercado Financeiro: noções e carreiras na área de administração
- 14:00 - 15:00 | Oficina: Redação para TCC
- 15:00 - 17:00 | Oficina: Avaliando o desempenho de empresas do segmento de varejo
- 19:00 - 21:30 | Painel: Reforma Tributária: impactos na gestão das empresas
Inscreva-se nos links abaixo
Palestra: Tendências da Logística no Varejo Virtual
Descritivo: nos últimos anos, cresceu fortemente o comércio virtual de mercadorias, trazendo desafios para a gestão das empresas do setor varejista e principalmente o transporte e entregas. Nesta palestra, serão abordadas as atuais tendências da logística no setor, apontando para as principais tendências recentes e o futuro do e-commerce no Brasil.
Palestrante: Glória Bolani Porteiro - Olist (e-commerce varejista)
Mini-currículo: Diretora de Operações Logísticas da Olist, empresa focada em soluções de e-commerce para o setor varejista e localizada na cidade de Osasco. Economista pela UNESP de Araraquara, pós graduação pela Kellogg School of Management e pela Wharton Executive Education. Já atuou nas empresas Infracommerce, Editora Abril e Grendene.
Mediador: Prof. Dr. Carlos Penha - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Doutor no curso de desenvolvimento econômico no Instituto de Economia da Unicamp com pesquisa na área de dinâmicas e estratégias das empresas do segmento imobiliário. Atualmente é professor na Universidade São Judas em São Paulo e professor substituto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Osasco).
Painel: Mercado Financeiro: noções e carreiras na área de administração
Descritivo: O profissional da Administração se insere no contexto do mercado financeiro porque seu trabalho está ligado à parte estratégica de uma empresa. Com a globalização e o crescimento das startups, é cada vez mais importante que as empresas se atualizem e se mantenham de forma competitiva. O administrador que lida diretamente com a parte financeira da empresa trabalha no gerenciamento de contas empresariais e na coordenação de atividades de investimento.
Palestrante: Leonardo Ribeiro Marin - Estagiário na Saint Paul Escola de Negócios.
Mini-currículo: Graduando em Ciências Atuariais pela EPPEN – UNIFESP; Vice-presidente da EPPEN Finance; Estagiário Acadêmico na Saint Paul Escola de negócios.
Palestrante: Lucas Serafim da Silva - Graduando em Administração de Empresas pela EPPEN
Mini-currículo: Graduando em Administração de Empresas pela EPPEN – UNIFESP. Trainee e participante do grupo de estudos de Investment Banking na EPPEN Finance.
Mediador: Prof. Dr. Bolivar Godinho - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contabilidade e Administração Padre Anchieta. Mestre em Administração pela PUC-SP. Doutor em Administração pela FEA/USP, linha de Finanças. É professor do Curso de Graduação em Administração da EPPEN-UNIFESP. Experiência de 33 anos no mercado financeiro nas áreas de Tesouraria, Corretora de Valores e Gestão de Fundos de Investimento. Foi presidente do Comitê de Assessoramento Técnico da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo- FUNPRESP – EXE e Ex-Diretor de Asset Management nos Bancos Noroeste, Fibra e BMC. Foi professor dos cursos de pós-graduação da Ministrou aulas em cursos de pós-graduação na Universidade Mackenzie, Fundação Instituto de Administração - FIA, da FIPECAFI e da Saint Paul Escola de Negócios.
Oficina: Redação para TCC
Descritivo: Por que escrever um TCC é tão difícil? A resposta é incerta, mas nosso palpite é de que ela esteja relacionada a 3 “P”: prazos, pressão e prática de escrita (a falta dela, no caso). Quem ama escrever normalmente escreve quando surge a inspiração: viajando, curtindo um dia de chuva, ouvindo música, aproveitando as coisas lindas da vida… Não é o que acontece quando precisamos escrever um TCC. Pelo contrário. O prazo é curto, o que nos impede de esperar a inspiração aparecer. A pressão toma conta, o que parece afastar ainda mais as ideias… E a prática de escrita, ahh, essa faz parte da vida de poucos, pouquíssimos universitários. Participe dessa oficina!
Palestrante: Prof. Dr. José Osvaldo De Sordi - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Docente-pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP) e professor do curso de Administração da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Líder do grupo de pesquisa "Abordagens para Inovação Organizacional" da Universidade de Marília. Dedica-se há 30 anos às pesquisas em Gestão da Informação no Contexto das Organizações. Autor de 70 artigos científicos, sendo responsável e idealizador (1o autor) por quase a totalidade deles. Publicou 10 livros, 6 deles pela Editora Saraiva e 2 pela Springer Nature. Gerenciou projetos para empresas de consultoria internacionais, como Ernst & Young, Plaut e Hewlett-Packard.
Oficina: Avaliando o desempenho de empresas do segmento de varejo
Descritivo: Os Indicadores de Desempenho para varejistas são essenciais para ter um negócio próspero, isso porque eles são capazes de identificar e desenvolver estratégias para contornar os problemas da empresa. Mas para iniciar a utilização dos Indicadores de Desempenho para varejo, será necessário definir quais métricas, acima, são interessantes para aplicar à sua empresa.
Palestrante: Prof. Dr. George André Willrich Sales
Graduado em Processamento de Dados pela Faculdade FATEC-BS, em Direito UNIMES e em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Pós-Graduado em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP. Mestre em Ciências Contábeis FEA/USP (linha de Mercado Financeiro e Finanças). Doutor em Administração pelo Mackenzie (linha de Finança). É coordenador e pesquisador do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da FIPECAFI onde também atua nos Cursos de MBA, Cursos In Company e de Graduação em Ciências Contábeis. Professor da Escola de Negócios FIA e do IBMEC nos curso de Graduação em Administração e nos cursos de MBA. Consultor em Finanças e Mercado Financeiro. Foi coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade FIPECAFI e professor visitante da EPPEN-UNIFESP, nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis, Administração e Economia de 2019 a 2021. Ex-Diretor de Licenciamento da PREVIC. Atuou por 11 anos em Instituições Financeiras nacionais e internacionais.
Mediadora: Profa. Dra. Maria Thereza Pompa Antunes - EPPEN-UNIFESP
Graduado em Administração pela PUC-RJ e em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Pós-graduação em Finanças pelo IAG/PUC/RJ. Mestre e Doutora em Ciências Contábeis pela FEA/USP, linha de Controladoria. É professora do Curso de Administração da EPPEN-UNIFESP; Vice-Presidente para Capital Humano da ANEFAC e Associada da ANPAD. Foi Coordenadora e Professora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis e do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Coordenadora e Professora do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da FIPECAFI. Professora dos Cursos de Graduação em Administração e Economia da FAAP e do MBA em Gestão do Luxo. Conselheira Eleita Efetiva do CRC-SP, por duas gestões.
Painel: Reforma Tributária: impactos na gestão das empresas
Descritivo:A aprovação de uma Reforma Tributária tem sido discutida há mais de uma década devido à sua importância para o desenvolvimento do país. Apesar de avanços, o sistema tributário brasileiro ainda é altamente complexo, composto por vários impostos e entidades tributárias, o que impõe uma alta carga de impostos e custos excessivos para as empresas e demais contribuintes. Mas é de suma importância para o desenvolvimento do país e espera-se que ela otimize a produtividade das empresas, aumente o PIB e a entrada de investimentos, além de melhorar o ambiente dos negócios no Brasil.
Painelista: Diego Santos - Sócio da CONSULCAMP
Graduado em Ciências Contábeis pela PUC – Campinas. Mestre em Controladoria e Finanças pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Sócio da CONSULCAMP – Campinas e professor em Programas de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da PUC-Campinas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da PUC-Campinas. Certificado em IFRS Internacionalmente pelo ACCA – Association of Chartered Certified Accountants (UK).
Painelista: Carmine Rullo - Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (aposentado)
Engenheiro pelo Instituto de Engenharia Paulista. Mestre em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Especialista em Gestão Financeira e Risco pela FIPECAFI. Professor de Direito nos Cursos de MBA da FGV. Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, aposentado. Foi professor do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da FIPECAFI.
Mediadora: Profa. Dra. Maria Thereza Pompa Antunes - EPPEN-UNIFESP
Graduado em Administração pela PUC-RJ e em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Pós-graduação em Finanças pelo IAG/PUC/RJ. Mestre e Doutora em Ciências Contábeis pela FEA/USP, linha de Controladoria. É professora do Curso de Administração da EPPEN-UNIFESP; Vice-Presidente para Capital Humano da ANEFAC e Associada da ANPAD. Foi Coordenadora e Professora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis e do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Coordenadora e Professora do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da FIPECAFI. Professora dos Cursos de Graduação em Administração e Economia da FAAP e do MBA em Gestão do Luxo. Conselheira Eleita Efetiva do CRC-SP, por duas gestões.
Mediador: Prof. Dr. Bolivar Godinho - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contabilidade e Administração Padre Anchieta. Mestre em Administração pela PUC-SP. Doutor em Administração pela FEA/USP, linha de Finanças. É professor do Curso de Graduação em Administração da EPPEN-UNIFESP. Experiência de 33 anos no mercado financeiro nas áreas de Tesouraria, Corretora de Valores e Gestão de Fundos de Investimento. Foi presidente do Comitê de Assessoramento Técnico da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo- FUNPRESP – EXE e Ex-Diretor de Asset Management nos Bancos Noroeste, Fibra e BMC. Foi professor dos cursos de pós-graduação da Ministrou aulas em cursos de pós-graduação na Universidade Mackenzie, Fundação Instituto de Administração - FIA, da FIPECAFI e da Saint Paul Escola de Negócios.
Dia 04
14/09/2023
-
- 09:00 -13:00 | Desafio UNIFESP de Casos em Administração
- 13:00 - 18:00 | Desafio UNIFESP de Casos em Administração
- 19:30 - 21:00 | Palestra: Planejando o Futuro Pós-Empreendedor
Inscreva-se nos links abaixo
Desafio UNIFESP de Casos em Administração
Objetivo: O concurso “Desafio UNIFESP de Casos em Administração” tem como objetivo envolver os estudantes de Administração nos processos de (1) entendimento do papel de um administrador na gestão das organizações e vivenciar desafios típicos da carreira; (2) desenvolvimento de habilidades analíticas, estratégicas, comunicação eficaz e trabalho em equipe; (3) identificação de ferramentas e metodologias de gestão aprendidas durante o curso e aplicação em situações e casos de negócios.
Comissão Organizadora 2023: Prof. Dr. Durval Lucas Jr e Profa. Dra. Regina S. C. Barros
Prof. Dr. Durval Lucas Jr - EPPEN-UNIFESP
Atual Chefe do Departamento de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP). Doutor em Administração (2015) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Bacharel em Administração (2005) e mestre em Desenvolvimento e Meio-Ambiente (2011) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (GRESI), possuindo experiência nos seguintes temas: uso corporativo de redes sociais, tecnologia e sistemas de informação, gestão de negócios digitais, educação em administração e empreendedorismo.
Profa. Dra. Regina de Camargo Barros - EPPEN-UNIFESP
Doutora e Mestra em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP (2017; 2012), Especialista em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ-USP (2020), Bacharela em Marketing pela Universidade Paulista - UNIP (2009) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM (previsão 2022). Atua como Professora do curso de Administração na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - EPPEN - da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Assessora Ad Hoc na Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - Fapesp. Associada a The International Society for Ecological Economics e Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Atua como membro de conselho editorial de 03 periódicos - sendo 02 desses internacionais. Os principais interesses de pesquisa concentram-se na temática de Marketing de Serviços (Servitization; Service Logical Dominant; Designing Service Processes; Customer Experience; Customer Centric Marketing; Marketing Analytics; E-Marketing; Competitive Intelligence; Data-Driven Marketing) e Marketing Holístico (ações combinadas de Marketing Interno, Marketing Integrado, Marketing de Relacionamento e Marketing Socialmente Responsável). Além disso, pesquisa Economia Ecológica e Economia Circular (recursos escassos e alocação eficiente) associada ao Desenvolvimento Sustentável (nos âmbitos econômico, ambiental e social). Na área de Pedagogia e Gestão Escolar, tem interesse de pesquisa na Educação a Distância e Metodologias de Aprendizagem.
Palestra: Planejando o Futuro Pós-Empreendedor
Descritivo: O Tesouro Nacional anunciou que pretende lançar através do Tesouro Direto um título de renda fixa inédito baseado no conceito de Standard-of-Living, Forward-starting, Income-only Securities (SeLFIES). A SeLFIES é uma inovação financeira desenvolvida originalmente pelos pesquisadores Robert C. Merton e Arun Muralidhar e foi adaptada para o Brasil. A proposta de SeLFIES adequada para o contexto brasileiro foi apresentada por Merton, Mudalidhar e Vitorino (2020), levando em conta o sucesso do programa Tesouro Direto e o mercado consolidado de NTN-B* com vencimento até 2060. Por meio de emissão de SeLFIES, o estado pode estimular que os cidadãos brasileiros não dependam apenas da Previdência Social. A proposta apresentada pelo estudo de Vitorino (2020), mostra as SeLFIES complementando o pilar da Previdência Social oferecido pelo governo. É um novo conceito de produto financeiro, que pode ser facilmente implementado. Espera-se que a SeLFIES seja o “ativo livre de risco” da previdência complementar, pela vinculação da poupança acumulada com o padrão de vida futuro.
Palestrante: Alexandre Vitorino
Mini-currículo: Mestrado em Administração pelo programa de Gestão de Políticas e Organizações Públicas da Universidade
Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2019. Especialização em Finanças pelo programa de Master Business
Administration do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) em 1996. Graduado em Economia pela
Universidade Mackenzie em 1994.
Debatedora: Profa. Dra. Heloisa Candia Hollnagel - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e em Matemática com ênfase em Informática pela Universidade Paulista - UNIP (2012), Especialista em Educação a Distância, com ênfase na docência e na tutoria em EAD (modalidade em EAD)- PUCRS (2013), Mestre (1994) e Doutora (2000) em Ciências pela Universidade de São Paulo. É professora Adjunto II da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Osasco com experiência na coordenação de cursos de Graduação, Especialização MBA e de Gestão da Educação Pública da UAB/ PNAP em EAD e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas (MPGPOP). Depois de seis meses como Coordenadora Geral de Bolsas e Projetos da Diretoria de Relações Internacionais da Capes atuou como Diretora.de janeiro de 2020 a agosto de 2021.
Mediador: Prof. Dr. Ricardo Bueno - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP e graduado em Administração de Empresas pela Faculdade das Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (1998). Atua na área de Empreendedorismo em temas como: Cooperação empresa-universidade, Estratégia Comportamental, Negócios Sociais, Tecnologias Digitais. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São Paulo.
Dia 05
15/09/2023
- 10:00 - 11:30 | Apresentação do Programa de Voluntariado do Observatório Social do Brasil
- 16:00 - 17:30 | Palestra: Discutindo a Relação entre Sustentabilidade e o Varejo de Moda
- 19:00 - 21:00 | Cerimônia de Encerramento SEMAD 2023 / Cerimônia de Premiação: Pesquisa-Destaque em Administração 2023 e Desafio UNIFESP de Casos em Administração
Inscreva-se nos links abaixo
Apresentação do Programa de Voluntariado do Observatório Social do Brasil
Descritivo: O trabalho voluntário é frequentemente visto como um ato altruísta, e é verdade que os voluntários normalmente doam seu tempo e trabalho sem esperar nada em troca. Entretanto, há também muitos benefícios para os voluntários. Eles podem adquirir habilidades e experiências valiosas, conhecer novas pessoas e gerar um impacto positivo em sua comunidade. Além disso, o trabalho voluntário frequentemente leva à satisfação pessoal e a um senso de realização. Conheça essa oportunidade de voluntariado!
Apresentação : Gioia M. A. Tumbiolo Tosi - Diretora Presidente do Observatório Social do Brasil
Mini-currículo: Presidente do Observatório Social do Brasil - São Paulo, tem formação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Gestão e Públicas pela EACH-USP.
Mediador: Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib - EPPEN-UNIFESP
Mini-currículo: Graduado em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2007), Mestre em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais pela PUC/SP (2013) e Doutor em Administração de Empresas pela PUC/SP (2018). Em 2020 concluiu o Programa de Pós-Doutorado no Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo. Em 2023 concluiu o Programa de Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela UNICAMP, com funding do Bahrein Islamic Bank (BisB) na área de estrutura de capital de bancos. Recebeu o Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado em 2014 pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP). Possui MBA em Finanças pela Fundação Instituto de Administração (2011) e MBA em IFRS pela FIPECAFI (2013). Atualmente é Doutorando em Educação pela PUC/SP (2020), tendo como foco de pesquisa a Educação Fiscal, Financeira e Previdenciária para jovens em São Paulo. Tem experiência na área contábil (empresas pequenas, médias e grandes), com ênfase nas seguintes áreas: auditoria interna, contabilidade internacional (IFRS), finanças corporativas e pessoais, e contabilidade gerencial.
Discutindo a Relação entre Sustentabilidade e o Varejo de Moda
Descritivo: Você, alguma vez, já imaginou que questões sustentáveis poderiam influenciar o varejo de vestuário? Se a resposta for sim, de que forma isso ocorreria? Bom, independente da sua argumentação, as novidades são boas, e a sustentabilidade tem influenciado, e muito, o segmento varejista, principalmente o de vestuário. Contudo, a pergunta que fica é: de que forma isso vem ocorrendo?
Palestrante: Prof. Márcio Ito - Faculdade Santa Marcelina / Cecília Prado
Mini-currículo: Estilista e docente da graduação, coordenador de estágio, tem especialização em Criação de Moda e MBA em Digital Business. Atua no mercado de moda há quase 20 anos, onde trabalhou nas marcas Walter Rodrigues, Adriana Barra, Adriana Degreas entre outras; e atualmente é consultor de coleções e produto da marca mineira Cecilia Prado. É docente na Faculdade Santa Marcelina, no curso de Moda. Atua no desenvolvimento de produto de moda, principalmente em vestuário e acessórios; e também presta consultoria em imagem de moda, produção, VM, planejamento de coleções em diversos segmentos da área de Moda.
Palestrante: Carla D'Onofrio - Diretora Comercial da Ágora Fashion Business
Mini-currículo: 55 anos, tem sua formação acadêmica em MKT e atua no mercado da moda há 37 anos. Focada na área comercial de wholesale e retail atuou em marcas nacionais e internacionais, com colaboração direta em departamentos de produto, MKT e capacitação de equipes para diversas áreas dentro do setor. Já trabalhou nas marcas Cori, 7 for All Mankind, Lita Mortari , Alexandre Herchcovitch, Misci entre outras. Tem uma visão 360º da concepção do produto até o cliente, e seu papel hoje dentro das empresas é viabilizar a criação e fortalecer o branding das marcas com foco na comercialização dos produtos.
Mediador: Prof. Dr. Durval Lucas Jr - EPPEN-UNIFESP
Atual Chefe do Departamento de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP). Doutor em Administração (2015) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Bacharel em Administração (2005) e mestre em Desenvolvimento e Meio-Ambiente (2011) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (GRESI), possuindo experiência nos seguintes temas: uso corporativo de redes sociais, tecnologia e sistemas de informação, gestão de negócios digitais, educação em administração e empreendedorismo.
Cerimônia de Encerramento SEMAD 2023
Mesa de Encerramento: Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso (Diretor Acadêmico EPPEN-UNIFESP), Representante CRA-SP e Profa. Dra. Regina de Camargo Barros (Coordenadora do Curso de Administração)
Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso - Diretor Acadêmico EPPEN-UNIFESP
Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000), Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Diretor Acadêmico da Escola Paulista de Políticas, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-Unifesp).
Profa. Dra. Regina de Camargo Barros - Coordenadora do Curso de Administração
Doutora e Mestra em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP (2017; 2012), Especialista em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ-USP (2020), Bacharela em Marketing pela Universidade Paulista - UNIP (2009) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM (previsão 2022). Atua como Professora do curso de Administração na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - EPPEN - da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Assessora Ad Hoc na Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - Fapesp. Associada a The International Society for Ecological Economics e Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Atua como membro de conselho editorial de 03 periódicos - sendo 02 desses internacionais. Os principais interesses de pesquisa concentram-se na temática de Marketing de Serviços (Servitization; Service Logical Dominant; Designing Service Processes; Customer Experience; Customer Centric Marketing; Marketing Analytics; E-Marketing; Competitive Intelligence; Data-Driven Marketing) e Marketing Holístico (ações combinadas de Marketing Interno, Marketing Integrado, Marketing de Relacionamento e Marketing Socialmente Responsável). Além disso, pesquisa Economia Ecológica e Economia Circular (recursos escassos e alocação eficiente) associada ao Desenvolvimento Sustentável (nos âmbitos econômico, ambiental e social). Na área de Pedagogia e Gestão Escolar, tem interesse de pesquisa na Educação a Distância e Metodologias de Aprendizagem.
Murilo Lemos - Conselheiro do Conselho Regional de Administração - CRA-SP
Mini-currículo: Mestre em Gestão e Políticas Públicas (EAESP/FGV), Especialista em Administração de Recursos Humanos (FAAP) e Bacharel em Administração Pública (EAESP/FGV).
Cerimônia de Premiação: Pesquisa-Destaque em Administração 2023 e Desafio UNIFESP de Casos em Administração
Comissão Organizadora 2023: Prof. Dr. Durval Lucas Jr e Profa. Dra. Regina S. C. Barros
Prof. Dr. Durval Lucas Jr - EPPEN-UNIFESP
Atual Chefe do Departamento de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP). Doutor em Administração (2015) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Bacharel em Administração (2005) e mestre em Desenvolvimento e Meio-Ambiente (2011) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (GRESI), possuindo experiência nos seguintes temas: uso corporativo de redes sociais, tecnologia e sistemas de informação, gestão de negócios digitais, educação em administração e empreendedorismo.
Profa. Dra. Regina de Camargo Barros - EPPEN-UNIFESP
Doutora e Mestra em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP (2017; 2012), Especialista em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ-USP (2020), Bacharela em Marketing pela Universidade Paulista - UNIP (2009) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM (previsão 2022). Atua como Professora do curso de Administração na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - EPPEN - da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Assessora Ad Hoc na Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - Fapesp. Associada a The International Society for Ecological Economics e Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Atua como membro de conselho editorial de 03 periódicos - sendo 02 desses internacionais. Os principais interesses de pesquisa concentram-se na temática de Marketing de Serviços (Servitization; Service Logical Dominant; Designing Service Processes; Customer Experience; Customer Centric Marketing; Marketing Analytics; E-Marketing; Competitive Intelligence; Data-Driven Marketing) e Marketing Holístico (ações combinadas de Marketing Interno, Marketing Integrado, Marketing de Relacionamento e Marketing Socialmente Responsável). Além disso, pesquisa Economia Ecológica e Economia Circular (recursos escassos e alocação eficiente) associada ao Desenvolvimento Sustentável (nos âmbitos econômico, ambiental e social). Na área de Pedagogia e Gestão Escolar, tem interesse de pesquisa na Educação a Distância e Metodologias de Aprendizagem.
Objetivo: O Prêmio Pesquisa-Destaque tem como objetivos: (1) estimular o desenvolvimento de atividades de pesquisa acadêmica pelo corpo discente do curso de Administração, sob orientação do corpo docente; (2) reconhecer a excelência dos trabalhos acadêmicos oriundos das pesquisas desenvolvidas pelo corpo discente durante sua estada no curso de Administração; (3) promover a EPPEN-UNIFESP como centro de excelência em pesquisa na área de Administração.